- O planejamento da marca está diretamente envolvido com os custos operacionais do negócio, tendo o olhar voltado para o desenvolvimento do produto, para os pontos de venda, para as embalagens, para os colaboradores e parceiros e para a comunicação.
- Para poder criar estratégia, o branding precisa fazer uma série de análises, inclusive do público e da concorrência.
- A estratégia de branding é a principal responsável por definir os diferenciais da sua marca e eles podem estar atrelados a qualquer detalhe do seu negócio: desde o produto, até a forma de venda, passando pela comunicação ou até mesmo o preço!
- O branding pode te ajudar a definir um markup, que muito além dos custos de produção também leva em conta os outros custos fixos, a concorrência e os diferenciais do produto.
Por mais que este assunto seja cada vez mais difundido, muitas vezes não está claro para as empreendedoras o quanto o branding está envolvido em cada pequeno detalhe de um negócio. Além de ser uma metodologia séria que cada vez mais é imprescindível para uma marca crescer e alcançar o sucesso desejado, independente do tamanho e momento da empresa.
Muito além da embalagem e da comunicação, definir quais e quantos produtos serão ofertados, por qual preço e meios também é pertinente ao branding, já que é preciso saber se o que está sendo desenvolvido tem ligação direta com todo o propósito, posicionamento e valores da marca.